terça-feira, 13 de setembro de 2022

Fonte: Google


IRONIAS CONTEMPORÂNEAS

 

Há no mundo hoje uma gastrite corrosiva

ou será meu estômago o causador de tudo?

Não há café na dispensa

e meu negro companheiro

dessa noite escura de lua escondida

se despede de mim em suas últimas gotas

que escoam da garrafa térmica.

 

Ainda bem que não bebo do líquido

que detona o mundo em escaramuças e guerras!

Peripécias do petróleo

fazendo campanhas intestinais,

a despejar nas praias

seus detritos trazidos pelas marés...

 

Há um domingo finalizado,

marcando o compasso dessa madrugada

que desponta um dia novo e real.

Remexo gavetas e papéis...

Há contas a pagar

que revolvem minhas entranhas...

Sou brasileira!

E, me perdoem, tenho dívidas histéricas

que me aguardam nas esquinas...

Vivo de dribles, surrealistas, pra lá de Garrincha!

 

Ah!...um café cairia bem!

Bálsamo de cafeína

para minimizar minhas inquietações...


Genny Xavier

(Poema escrito em 12 de setembro de 2022, as 02h35min) 

Nenhum comentário: